Eco-Camões
VEÍCULO DE COMBATE A INCÊNDIOS NÃO TRIPULADO
A Jacinto apresentou, em 2019, o Eco Camões: o primeiro veículo de combate a incêndios totalmente elétrico e não-tripulado, no Mundo. Transmitindo, assim, um total de zero emissões gasosas e constituindo um risco nulo para o operador. É, assim, ideal para cenários de atmosfera rarefeita.

Este revolucionário veículo contará com cerca de 300km de Autonomia, que será o equivalente a 4 horas contínuas de funcionamento da bomba. Como forma de dar resposta à sua capacidade de autonomia, possui 5 motores elétricos, sendo que 4 se destinam à tração e 1 ao funcionamento da bomba.

Uma das grandes vantagens acrescidas ao Eco Camões, é a possibilidade de este ser completamente controlado remotamente até 1km de distância, através do seu painel de controlo remoto. Este mesmo painel, é capaz de controlar a tração do veículo (aceleração e travagem); controlar a sua direção; visualizar o meio envolvente da operação através das suas câmaras; e controlar todos os equipamentos de extinção (2 monitores, bomba de água e bomba de espuma).

Este é também um veículo bastante versátil, pois é capaz de atuar em todos os cenários possíveis de combate a incêndio, pelo que cumpre todas as normas (EN1846 1-2-3 NFPA 414 ICAO). Destacamos, assim, a sua capacidade de agente extintor: 10 000L água; 1 200L espumífero; e 250kg de pó químico. É de salientar que contém Certificação de Compatibilidade Eletromagnética.